Pelmeni: A Massa Queridinha da Rússia

Pelmeni não é só um prato. Ele é considerado o coração da Rússia. Qualquer restaurante neste país serve essa deliciosa comida. O Pelmeni também pode ser encontrado em qualquer casa Russa ou de descendência.

Cada russo tem sua receita “top secret.”

Existem histórias que dizem que o Pelmeni veio da China, passou pela Mongólia, mudando de formato e ingredientes, até chegar aos caçadores siberianos, onde ele achou seu permanente formato e sabor.

O Pelmeni é bem simples de ser feito, e tem ingredientes que podem ser achados em qualquer casa, e que ficam meses no congelador sem perder seu sabor único.

Ingredientes: Massa

1 ½ xicara de farinha
2 ovos
½ xicara de água
½ colher de chá de sal

Ingredientes: Recheio

400g de carne bovina moída
400g de carne suína moída
2 cebolas medias, moídas
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta do reino
Alho a vontade

Modo de fazer:

1. Misture todos os ingredientes da massa; sova a massa por 5 min, e deixe descansar na geladeira por 30 min.

2. Misture todos os ingredientes para o recheio.

3. Corte a massa em 3 partes de tamanho igual, e enrole cada pedaço para formar um cilindro com a grossura do seu dedo.

4. Corte o cilindro em partes do tamanho de uma noz. Depois abra as partes para formar círculos bem finos, com um diâmetro de 5 cm. Não se preocupe se no começo parecer que demora muito, com o tempo e a prática, você não vai nem precisar medir.

5. Coloque um pouco do recheio no centro da massa, mas não muito, a ponto de não poder selar a massa. Com uma leve puxada, dobre a massa como um pastel, em formato de meia lua, fechando bem as pontas para não vazar o recheio no cozinhamento.

6. Pegue as pontas e dobre para baixo até se encontrarem; amasse um pouco as duas para grudarem. A massa vai ter um formato semelhante de capeletti.

7. Cozinhe em água fervente por 7 min. A melhor maneira para saber se está no ponto é observar se elas subiram e boiam na superfície.

8. Escorra e acrescente a manteiga e pimenta do reino, ou caso tenha, um pouco de creme azedo e endro fresco.

Caso queira guardar, é só congelar o pelmeni cru, separadamente para não grudarem um no outro. Eles podem ficar até um ano no congelador.

Você sabia?

O pelmeni era feito no verão, quando a caça estava em alta e tinha abundância de alimentos frescos. As mulheres da família se reuniam e ficavam dias fazendo pelmeni, para que quando o inverno chegasse, e os alimentos tivessem em escassez, não faltasse comida para a família.

Rina Martins

Escritora, cientista de comida, nerd assumida e com muito orgulho. Atualmente em Curitiba, aonde usa seu marido e amigos como cobaias em seus experimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *