A exposição das crianças ao meio digital é positiva?

Hoje iremos falar sobre a influência digital na vida dos pequenos.

Crianças cada vez mais novas já possuem um dispositivo celular próprio, e muitas, mesmo com pouca idade, já sabem dizer quais são seus youtubers favoritos (a). A grande questão é: Toda essa liberdade tecnológica contribui na qualidade do desenvolvimento da criança?

O portal Meio e Mensagem fala que segundo a revista Crescer, em 2018, 38% das crianças já possuíam um dispositivo próprio e que 47% delas já tinham um youtuber no qual acompanhavam com frequência. E esses dados estatísticos só tendem a crescer devido ao acesso cada vez mais fácil a coisas desse tipo.

Jogos, filmes, séries, posts em redes sociais e vídeos no Youtube tem se tornado uma ferramenta de influência bastante efetiva na formação dos pequenos. Volta e meia é notório ver que comentam sobre certo personagem de filme, de alguma série, ou de um jogo. O linguajar, as atitudes, modo de se vestir e de pensar são absorvidos através desses conteúdos. E isso é muito importante, principalmente porque as crianças de hoje são os adultos de amanhã.

A família tem papel importante nisso, pois a atenção (ou a falta dela) que a criança recebe durante seu crescimento tem grande impacto no que ele será na sua fase adulta.

Ter uma base sólida ajuda a formar pessoas de bem, definidas, com maior perspectiva de vida. Porém, a escassez dessa mesma base, pode formar pessoas tristes, com baixa autoestima e fracas, em diversos sentidos.

A base mais sólida que se pode ter para uma criança é a Palavra de Deus, pois seus conselhos nunca se tornam velhos, embora tem sido escrito há milhares de anos.

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Mas neste mundo em que a vida digital influencia tanto, o que fazer? Procure atentar-se ao conteúdo que as crianças ao seu redor estão consumindo. Busque incentivar elas a verem programas educativos, que agreguem valores a sua vida.

Claro que a internet pode ser um meio de entretenimento, mas tudo tem que ser em equilíbrio.
Uma ótima dica é o Univer Vídeo, pois a plataforma apresenta conteúdo tantos para os pais quanto para os filhos. Por exemplo, para os adultos, têm a ´Palestra de Transformação de Pais e Filhos” e “A Escola de Mães”, e para as crianças têm os desenhos bíblicos, que ajudam na instrução dos caminhos do Senhor.

Por Vinícius Barbosa

Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/06/29/quem-influencia-as-criancas-no-universo-digital.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *