Olá amigas leitoras, tudo bem? Espero que sim… 😍😍😍 Hoje mais uma vez vamos falar com as recem casadinhas, sobre um assunto que muitas tem dúvidas, outras tem medo, e algumas (inclusive as que querem casar…) não querem nem ouvir falar… como ser uma boa dona de casa? Como conciliar casa, trabalho, estudos, casamento, etc? Como não surtar com a nova rotina??? (Rs)
Hoje em dia as mulheres têm investido muito pouco nos conhecimentos domésticos, pois julgam não precisar deles, vemos que até nesse aspecto a tecnologia tem avançado muito, até robô para auxiliar na limpeza existe hoje no mercado, para facilitar a vida de quem não tem tempo ou daquelas que não gostam de ter trabalho em casa… Enfim, essa tecnologia ainda é algo que, para muitas, é impossível de se adquirir por conta do alto valor de custo, principalmente para você que casou há pouco, ou que está a ponto de se casar, sabemos que vida financeira de recém-casados é bem cheia de contas para pagar, o orçamento é bem apertado, muitas vezes não há condições de pagar alguém para cuidar da casa… isso é normal em qualquer início de casamento… 😊
Então enquanto não temos essa tecnologia a nossa disposição, é melhor usar aquilo que temos, que são as nossas habilidades de dona de casa…
Mas aí você me diz, mas eu não tenho habilidade alguma, nem sei por onde começar, o que eu faço????
Quando eu me casei, no início, eu me senti um pouco perdida nessa questão, sempre trabalhei e estudei, nunca havia investido tempo em aprender a lavar, limpar, cozinhar, passar, etc… sabia o básico, e quando precisei não tinha ideia do que fazer, nunca havia cuidado de uma casa, então pra mim era um bicho de sete cabeças, e então tive de começar a investir o meu tempo para aprender… comecei do zero!
Bem minha amiga leitora, a primeira dica que eu te dou é: Faça um planejamento, uma lista de afazeres, principalmente se você tem uma rotina bem cheia. Liste tudo o que é necessário fazer em sua casa, coloque separado o que você considera diário, semanal e mensal, e veja em sua rotina o que vc pode fazer em cada horário; deixe essa lista sempre visível para que você não se esqueça de nada.
Não seja ansiosa! Quando não temos o costume de fazer alguma coisa e estamos aprendendo, no início, fazemos de uma forma bem devagar, a agilidade vem com o tempo e a prática, não queira cobrar de si mesma por algo que ainda está aprendendo.
Invista tempo para aprender. Sempre que você puder busque tirar as suas dúvidas com pessoas que já sabem, ou até mesmo na internet, são vários sites e vídeos que dão dicas valiosas para diminuir o nosso trabalho, alguns até ensinam técnicas para ser mais rápida na organização da casa… tenha desejo de aprender.
Tudo requer organização e disciplina. Ao mesmo tempo que você precisa ser rigorosa com sua rotina, esteja sempre preparada para os imprevistos, pois eles sempre acontecem, não fique apegada à rotina, faça o que é mais urgente.
A experiência vem com o tempo. Como eu disse, no início fiquei muito perdida, mas hoje, não tenho mais essa preocupação, não posso dizer que sou a expert nesse quesito, porque ainda estou aprendendo, mas hoje a minha rotina com a casa é muito mais prática do que antes, essas dicas me facilitaram muito.
Uma dica extra, e para mim a mais importante é, sempre peça ajuda a Deus. Quando fazemos isso Ele nos dá inspiração e abre a nossa mente, então aprender e praticar se tornam coisas bem mais fáceis, sempre devemos cuidar da nossa casa como se fosse para Ele, o que torna o nosso trabalho mais prazeroso; nunca se esqueça disso!
Então minha cara amiga, depois de tudo isso mãos à obra! Vamos praticar, pois a prática leva à perfeição, eu tenho certeza que você vai conseguir! Ser dona de casa é algo maravilhoso, esteja sempre disposta a aprender e tudo vai dar certo!
Um abraço a todas e até mais!

Colaborou: Beatriz Soares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here