Na organização de uma residência alguns cômodos merecem atenção especial e requerem um pouco mais de planejamento, são os de permanência prolongada, que devem proporcionar conforto para longos períodos como salas e quartos. Estes ambientes interferem diretamente na qualidade de vida dos usuários, melhorando a produtividade e a qualidade de vida ou não.

Mas como ter um ambiente confortável, com sua personalidade e que seja acessível para seu bolso e tempo? Aliar conforto e funcionalidade é um desafio que pode ser vencido aliando criatividade, disposição e, o que é melhor, gastando pouco. Para te ajudar a conseguir vamos dar inúmeras dicas nessa série de três posts começando sobre como organizar os móveis e os seus pertences no ambiente.

  • Liste as atividades que serão realizadas:

Dormir, vestir, estudar, trabalhar… Definir as atividades determina os móveis a utilizar. As demais atividades devem ser restringidas para evitar os excessos de móveis e objetos e auxiliar na manutenção e limpeza do espaço.

  • Setorize os espaços: Após definir as atividades, criar pequenos detalhes ajuda a manter os móveis e acessórios em seus lugares, assim você saberá exatamente onde encontrar o que procura e pode desenvolver várias atividades ao mesmo tempo, sem empecilhos e incômodos.
  • Elimine os excessos: É excelente poder desfrutar do fruto do seu trabalho, mas renovar o espaço só é possível quando renovamos o que ele contém. Verifique as peças já gastas ou que não condizem mais com seu estilo e dê outro destino, seja uma ação entre amigos, ou venda pela internet. Existem grupos no Facebook onde é possível vender as peças individuais ou em lotes por numeração das peças. Você anuncia, combina a entrega e fecha a venda, além dos conhecidos OLX, Enjoei, entre outros.
  • Posicione os móveis: A cama deve ficar preferencialmente em uma parede sem janelas, para evitar a insolação e o calor excessivo no verão, e de preferência de frente para a porta. Já escrivaninhas devem ser posicionadas próximas às janelas para aproveitar a iluminação natural. Os roupeiros podem ser colocados na menor parede para aproveitar melhor o espaço. Aproveite essa etapa para realizar aquela limpeza completa enquanto muda os móveis de lugar e assim começar a transformação do seu espaço.

Gostaram das dicas? Nos vemos na próxima!

Colaborou: Maria Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here