Bom dia amigas… Hoje vamos aprender a inserir o PDCA em nossa vida espiritual. Você sabe o que é isso? Para que serve? Então vamos aprender…

*PDCA*, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.
O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa, com o objetivo de garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da empresa.

Agora vamos aplicá-lo em nossa vida e levá-lo para o lado espiritual:

*P – Plan* (**planejamento**) – A pessoa planeja para sua vida financeira querendo montar uma empresa, um negócio, ou até arrumar um bom emprego, fazem projetos para vida sentimental, para os estudos, para adquirir bens etc. O que não é errado.
Mas e os projetos para a vida espiritual? Como estão? O que você planejou para este dia, para este mês e para o próximo ano que já está chegando? Por exemplo, ler mais a Bíblia, procurar enteder mais a Palavra de Deus (pelo Espírito), evangelizar, jejuar, ir mais a Igreja, meditar nas coisas de Deus. Investir em sua comunhão com Ele. Temos que ter metas.
Projete! Planeje! “Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos” (Jó 22.28).

*D – Do (execução*) – O que você planejou, execute, não temas, vá em frente e faça com toda a sua força. Se no seu planejamento está ler mais a Bíblia, jejuar mais, se conectar com Deus, comece hoje mesmo a executar, vai, você não está sozinha, Deus é contigo. “Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10), tire dos pensamentos e coloque em prática.

*C – Check (verificação*) – uma vez planejado e executado chegou a hora de checar os seus planos e execuções, não se pode fazer de qualquer jeito. Essa é a fase de verificar se as metas foram alcançadas, se o que foi planejado conseguiu executar, se não conseguiu, verificar o porque, buscar o que se deve corrigir ou melhorar. Buscar talvez aquilo que tá desviando você de cumprir o que planejou. “Tu vês muitas coisas, mas não as observas” (Isaias 42:20)

*A – Act (ação*) – o que precisa ser feito para prevenir, corrigir ou melhorar. Essa é a etapa que você deve agir, aquilo que foi verificado, essa é a hora de consertar, de melhorar, se falhou em algo, corrigir. Se não estava mais orando, jejuando, se estava trabalhando de qualquer jeito, se magoou alguem, a hora é essa, comece tudo novamente, peça perdão, ainda há tempo de recomeçar. “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. (Colossenses 3:17)

E o ciclo continua, trace novos projetos, objetivos, execute-os, verifique, tome uma atitude e parta para a ação.

Que Deus abençoe.

Colaborou: Elaine Pacca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here