Quem nunca, ao retirar o cartão SD do seu celular para passar arquivos para um computador ou para outro aparelho não se deparou, quando recolocou o SD novamente no celular, com a mensagem de erro “o cartão SD está danificado” e a única solução disponível no Android é formatar o dispositivo de armazenamento, que por consequência deleta todos os arquivos, em que pode estar imagens importantes, trabalhos e outros documentos. 

 

Hoje estarei mostrando uma possível forma de poder estar recuperando o Cartão SD sem precisar formatá-lo. Precisaremos de um computador, seja desktop ou notebook, acessar o cmd e utilizar o comando “chkdsk” (este tutorial é usando como base o Windows 7, para o Windows 8 e 10 é só ir na barra de pesquisa na barra de tarefas e digitar o pedido no segundo passo.). 

 

  1. Conecte o seu cartão SD ao seu computador com um leitor de cartão.
  2. Vá para omenuIniciar, digite “cmd” na barra de pesquisa, pressione Enter e então você pode ver algo chamado “cmd. exe” em uma lista de programas. 
  3. Clique com o botão direito em “cmd.exe” e em seguida, você receberáa seguinte janela de comando que lhe permite corrigir o seu cartão SD corrompido sem formatação. 

4. Digite “chkdsk/X /f letra de cartãoSD:” ou “chkdsk letra de cartão SD: /f “, por exemplo,”chkdsk /X /f G:” ou “chkdsk h: /f”. 

 

Sempre que aparecer uma pergunta, pedindo para manter os “nós” dos arquivos confirme positivo, digitando “y”. Terminando todas as etapas, o Windows irá verificar e corrigir o sistema de ficheiros do cartão SD. Ele normalmente leva vários minutos.  

Depois disso, se vir “Windows fez correções no sistema de arquivos” na janela de comando, então o cartão SD danificado foi corrigido com êxito e você poderá acessar seus dados com facilidade. Se não, você deve tentar um software de recuperação de dados de terceiros para corrigir o dispositivo SD danificado e recuperar seus dados com uma recuperação de cartão SD danificado eficiente. 

Informações retiradas do site: 

https://br.easeus.com/storage-media-recovery/damaged-sd-card-recovery.html 

Por: Thiago Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here