Olá Damas,

É muito importante saber mais sobre essas duas  palavras para que possamos incluir uma e excluir a outra de nossas vidas que decidimos ofertar no Altar de Deus.

Empatia = Capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.

Apatia = Estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença.

Podemos observar que a empatia se encaixa com o segundo maior mandamento:

 Jesus respondeu:  — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.”  Este é o maior mandamento e o mais importante.  E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.  Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.” Mt 22:37-40

Vemos que a Empatia foi ensinada pelo Senhor Jesus, pois amar o próximo também é se colocar no lugar dele especialmente quando temos autoridade para decidir a vida do próximo. Já a Apatia foi demonstrada pelos fariseus que só pensavam na lei e não pensavam no próximo como aconteceu com a mulher pega em flagrante adultério. Tudo que queriam era apedrejá-la e Jesus os mostrou que quando julgamos o próximo significa que naquelas circunstâncias faríamos igual ou ate pior do que aquele que está sendo julgado. (Jo 8:1)

Nos colocarmos no lugar das pessoas é muito importante para nós que fazemos a obra, é óbvio que não devemos aceitar tudo, mas temos que avaliar o porquê de certos comportamentos, o que ocasionou um atraso, o porquê a pessoa está distante, etc.

Não podemos ser apáticos ou indiferentes a algumas situações e logo estabelecer um julgamento, pois tudo tem um motivo. Nem sempre alguma função confiada e não cumprida foi irresponsabilidade ou esquecimento, pois imprevistos acontecem, certos comportamentos podem ser apenas falta de instrução e não de caráter.

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here