Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.¹

A importância de estar atento aos sintomas e praticar uma vida saudável para prevenir esse câncer é que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Em 2016, a estimativa foi de 61 mil e 200 novos casos e o número de mortes foi de 13.772 só no ano de 2013, segundo o INCA.

Com base em dados como esses e inspirado por um movimento conhecido como Movember (na Austrália), o Instituto Lado a Lado pela vida idealizou e desenvolve desde 2008 a campanha que ficou conhecida internacionalmente como o Novembro Azul. Um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem e promovido por diversas entidades e organizações que abraçaram a causa³.

E os Filhos Universal não ficaram de fora! Em todo o mundo, através do projeto ômega, o grupo realizou iniciativas de conscientização, compartilhando informação sobre sintomas e cuidados simples que todo o homem pode ter para prevenir ou tratar a doença!

E não apenas informação! O grupo levou também a Palavra da Fé que, unida com a inteligência, é capaz de promover a proteção e a cura de todos os males!

“Esse dia foi muito especial porque conscientizamos os homens de um preconceito que alguns tem, e na verdade, é questão de vida, de saúde. Tudo o que podemos prevenir podemos evitamos grandes problemas. Então com essa iniciativa dos Filhos Universal procuramos trazer essa ideia para os homens e deixar bem claro que não tem nada a ver o preconceito que muitos tem. Quando  você cuida da saúde investe na sua família. Isso é usar a fé inteligente”, disse o mentor Robson Lima, responsável pelo trabalho dos Filhos Universal no mundo todo.

“Este evento serve para mostrar o quanto é necessário se prevenir contra uma doença que, mesmo hoje, é praticamente um “tabu” na sociedade, por isso a importância do Novembro Azul. Durante o evento, muitas pessoas se mostraram interessadas, até mesmo mulheres que nos pararam e levaram as informações para suas casas e familiares”, contou Thaís Raiol – Líder Ômega, no estado do Alagoas

“Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si (…) e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4,5)

Por David Boni

Fontes: INCA e Instituto Lado a Lado pela Vida
1, 2: https://goo.gl/ZQ9doD
3: https://goo.gl/A23ACh

Abaixo segue as fotos do evento em todo o mundo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here