Maturidade vem com responsabilidade ?

Embora Davi fosse jovem ele tinha uma responsabilidade e não a via como um jugo, um peso ou um fardo. Não lemos na Bíblia Davi reclamando das tarefas que seu pai confiava em suas mãos, pelo contrário, ele cuidava com tanto amor que enfrentava ursos e leões para proteger as ovelhas. E isso a troco de quê? Davi foi um homem completo. De um mero pastor de ovelhas, desprezado pelos irmãos e pelo próprio pai, se tornou o maior rei da história de Israel.

Mas antes de ser alguém notável ele já se preparava. Todos nós, filhos, queremos escrever a nossa história e não ficar na sombra do nosso pai, mais se na mocidade não investimos no que realmente é importante, como estaremos preparados para os gigantes que virão? Vamos aprender a nos preparar com Davi?

Todos os dias ele fazia a mesma coisa: levava as ovelhas para pastar. Todos os dias temos que estudar, ir pra igreja, pra casa e assim por diante, essa rotina, às vezes, pode parecer chata e sem objetivo, mas não era assim que o homem segundo o coração de Deus via seu trabalho. Davi tinha todas as habilidades porque se preparava. E isso sem ninguém mandar nem acreditar nele. Imagino que enquanto as ovelhas descansavam, ele tocava harpa, escrevia salmos e o mais importante: tinha sua comunhão com Deus.

Como temos investido nosso tempo? Como temos nos preparado para as lutas que vem pela frente? Vamos analisar e ver em quais áreas você tem feito suas vontades:

Liberdade: Ficar no whats antes de dormir. Responsabilidade: Aproveitar esse tempo e meditar na Bíblia.

Liberdade: Jogar todos os dias videogame por 2h. Responsabilidade: Usar essas 2h para ir à igreja evangelizar.

Liberdade: Todos os dias assistir uma série ou um filme na Netflix. Responsabilidade: Aproveitar esse tempo para estudar, fazer um curso online.

Liberdade: Ficar vendo TV e procurando vários programas para se distrair. Responsabilidade: Ao invés de procurar algo na TV, ajudar os pais nos afazeres de casa.

O que faz toda a diferença é saber o momento certo de termos responsabilidade e a hora que podemos nos distrair.

Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi, com o qual a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá.” (Salmos 89:20,21) Deus o encontrou por que ele escolheu ser servo em algo que para algumas pessoas é corriqueiro. Davi tirou grandes lições de uma tarefa tão simples.

Não adianta ser de Deus e não se preparar. Não adianta ter toda preparação e não ser de Deus.

Pr Robson Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *