Com certeza, alguma vez você já tentou montar todos os lados do cubo mágico, mas a maioria das vezes foi frustrante (ou todas rsrs).Aí eu te pergunto: o que há por trás desse incrível quebra-cabeça?

Resultado de imagem para campeonato de cubo mágico

Erno Rubik, escultor e arquiteto húngaro, criou esse objeto em 1974 para explicar aos seus alunos as relações espaciais e construiu um protótipo de madeira, em que pintou um lado de cada cor, embaralhou e demorou impressionantes 31 dias para resolver. Mesmo tendo demorado mais de um mês para resolver seu próprio puzzle, logo viu nele um potencial comercial.

Resultado de imagem para protótipo cubo mágico

Quando tentei comercializar o cubo, o produto, a opinião da indústria de brinquedos foi: “Não é possível vender porque é muito difícil”. O público mostrou que é possível. Claro que é difícil, mas a dificuldade não significa que seja um perigo. A dificuldade é algo que você pode vencer e ganhar!” (Erno Rubik 2017)

Imagem relacionada

Ele tentou produzir o brinquedo em várias ocasiões, mas fracassou. Finalmente uma pequena empresa de brinquedos fabricou 1 milhão de unidades.

Desde então, não apenas foram vendidos mais de 350 milhões de cubos, mas também são realizados torneios mundiais desde 1982 e existem diversos de milhares modelos diferentes de Puzzles inspirados no cubo mágico.

O Cubo Mágico virou assim um dos maiores símbolos dos anos de 1980 e o brinquedo mais vendido do mundo. Quem não lembra da icônica cena em que Will Smith em ‘À Procura da Felicidade’ consegue impressionar um executivo porque monta o cubo enquanto os dois dividem um táxi? Ou em diversos filmes ou seriados como Todo Mundo Odeia o Chris?

Muito além de um simples brinquedo é um esporte para uns, uma oportunidade para outros ou mesmo um instrumento de transformação da autoestima. Aprenda a resolver o cubo mágico neste link.

Gabriel Santos – gss@filhosuniversal.org

Artigo anteriorPerder para ganhar
Próximo artigoQuerido pai,
Carioca, 19 anos, obreiro. Gosto muito de escrever, ouvir música, e principalmente de jogos de raciocínio como o xadrez e resolver o cubo mágico. Formado no programa Elite Universal, atualmente moro em Manaus. Sou um Filho Universal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here