Almoço express em 30 minutos

Antes que você diga que é impossível, já aviso que o tempo foi cronometrado durante o preparo, e eu garanto, foram apenas 30 minutos. O segredo para conseguir esse feito digno de Mulher maravilha ou The Flash é o planejamento. Alguns minutos logo cedo farão toda a diferença. O cardápio do almoço agrada a maioria das pessoas: arroz, feijão, batata doce assada, salada e bife. Apetitoso né? Então vamos ao que interessa:

  1. Logo cedo tire a carne do refrigerador e deixe à temperatura ambiente. Se você irá fazer esse preparo para o jantar basta deixar dentro da geladeira.
  2. Deixe o feijão de molho em água, além de facilitar o cozimento elimina as toxinas. Uma xícara é suficiente para três pessoas.
  3. Corte a batata em cubos ou rodelas. Pode ser inglesa também. Deixe imersa na água para não oxidar.
  4. Lave as folhas da salada e deixe secando no escorredor.
  5. No momento do preparo inicie pelo feijão: descarte a água, refogue meia cebola e um alho com um fio de óleo diretamente na panela de pressão. Junte uma colher de café rasa de sal e o feijão. Cubra com água com até dois dedos acima dos grãos. Depois de pegar a pressão conte 15 minutos e estará pronto. Espere sair a pressão, abra a panela e ajuste o sal.
  6. Depois de colocar o feijão no fogo, refogue um quarto de cebola (quem fugiu da aula é metade da metade) meio alho e um fio de óleo. Junte uma xícara de arroz (dá pra três pessoas) e cubra com água fervente até dois dedos acima dos grãos… Como assim eu não lavei o arroz? Não é necessário se a marca for de boa qualidade, além de preservar os nutrientes. Cozinhe até secar. Vale experimentar e se estiver duro acrescente um pouco de água ou tampe a panela pra conservar o calor e terminar o cozimento.
  7. Próxima etapa é temperar o bife. Temperos prontos são ótimos e poupam tempo. Se você é mais tradicional pode optar pela pasta de alho e sal. Deixe descansar por 10 minutos em média.
  8. Escorra a agua das batatas e tempere com azeite e páprica. Pra quem não tem use um sache daqueles temperos prontos. Adicione sal e os espalhe em uma forma retangular e leve ao fogo em temperatura alta.  Corte um alho em lâminas e coloque por cima das batatas para não queimar. Elas primeiro cozinham e depois assam… Retire quando chegar ao ponto em que mais gostar. Em média para ficar sequinha são 15 minutos.
  9. Depois frite os bifes em óleo quente. O ponto é você quem determina. Para quem gosta de muito bem passado minha dica é: ponha os bifes na panela e tampe assim eles “cozinham” antes de fritar e assim ficam mais suculentos. Quando já estiverem dourando é possível acrescentar rodelas de cebola, assim elas não queimarão.
  10. Nessa etapa você estará com quatro panelas no fogo, e olhando pro relógio para ver se não foi enganado… É hora de cortar sua salada e juntar os complementos que gosta: tomate, croutons, queijo, milho… Solte a criatividade.
  11. Aos 30 minutos é provável que esteja tudo pronto, isso se você se planejou antecipadamente e não teve nenhuma distração. Agora é o momento de provar sua comidinha e perceber o real valor do tempo.

Experimente fazer, se excedeu o tempo anime-se em perceber que fez algo por si com disciplina e organização. Depois de algumas tentativas é possível até sobrar tempo para uma sobremesa: crepioca doce, banana assada, creme de goiabada, mousse de morango feito com suco em pó…. Por ai vai. Depois nos conte como foi a experiência e bom apetite!]]>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *