Se você está lendo este artigo e sente que é uma pessoa extremamente tímida, não saia daí, pois com certeza esse conteúdo vai te dar um norte.

Não importa a área que você trabalhe (ou queira trabalhar). É extremamente importante ter noções de marketing pessoal, para que seu network não seja prejudicado. “Network” é o utilizar da sua rede de relacionamentos para contribuir com questões profissionais.

Claro, vale lembrar que a qualidade do serviço é uma das coisas que irão acrescentar em  uma boa imagem, mas é um conjunto de coisas que irá tornar sua imagem bem vista no mercado que você poderá vir a atuar. É por isso que nós hoje iremos trazer algumas dicas para ajudar você a fortalecer o seu marketing pessoal em todos os ambientes possíveis. Vamos lá?

 

#1ª dica – Esteja preparado para falar em público:

Certamente você terá que começar de algum lugar, pois tem que ter ciência de que sua vida profissional não pode ser atrapalhada devido ao simples fato de você sentir vergonha. Em uma palestra que fui uma vez, foi perguntado ao palestrante como ele conseguia a façanha de ler de 3 a 5 livros por semana. Ele respondeu de forma simples e rápida: “eu abro o livro e leio”.

Pode até parecer óbvio ou irônico, mas se aplica também a essa questão de timidez. Se você não começar a arriscar falar, nem que seja numa roda em público, a coisa nunca vai acontecer. Nem que você comece treinando na frente do espelho. A vida não irá permitir que você fale para milhares, se você não consegue falar pra 10. Outro detalhe importante a se pensar quando o assunto é falar em público, é aprender de fato o que será falado e nunca decorado. Isso com certeza cortará pela metade a insegurança.

 

#2ª dica – “Você é o que você compartilha”:

Vamos fazer o seguinte exercício: entre agora no seu Facebook, dê uma olhada nas suas fotos, postagens, compartilhamentos, etc. Se faça a seguinte pergunta: “eu contrataria essa pessoa?”. É o que se deve ter em mente nos dias de hoje. Até uns 10 anos atrás, ninguém teria essa preocupação.

Acontece que atualmente as empresas em geral utilizam as mídias sociais para saber o comportamento da pessoa que irão juntar ao corpo de trabalho. Já ouviu falar do ditado: você é o que você come? Nas redes sociais é exatamente assim. Por isso, fique sempre ligado no que anda comentando por aí ou no que tem compartilhado. Isso pode ser decisivo na hora de uma seleção de oportunidade de emprego.

 

#3ª dica – Reconheça seus limites:

Destacamos bastante a questão da sua atitude de tentar, mas é preciso salientar que não se deve ultrapassar a linha do que você não se sente confortável para fazer. Nada acontece do dia para a noite. É um processo gradativo e que exige muito esforço e muita paciência.

Da mesma forma, é a habilidade de lidar com pessoas. Isso se aplica bastante quando você trabalha acompanhando pessoas. Não vá trabalhar com 10 pessoas se você só dá conta de 3. É extremamente importante que você entenda a necessidade de ter calma no meio de tudo isso. As coisas irão acontecer, basta você entender onde está pisando. Da mesma maneira, não adianta mentir para os outros ou pior, para si mesmo. Se você tem vergonha, não enterre isso no seu interior. Grandes nomes da revolução tecnológica, como Steve Jobs eram tímidos e se sentiam acuados para falar em público. O que claro, não os impedia de absolutamente nada.

Então é isso! Espero que tenhamos ajudado você e que futuramente se torne a pessoa que sempre sonhou ser. Acima de tudo, tenha paciência e vontade para aprender. Com certeza seus esforços serão recompensados. Fique ligado no nosso site para mais conteúdos legais.

Por: Felipe Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here