Segurar o lápis para desenhar

POSIÇÃO ESCRITA A primeira maneira de se segurar o lápis é semelhante quando seguramos ao escrever com isso chamado de ‘‘posição de escrita’’. Quando se trata de desenhos o lápis deve ser o segurado com maior firmeza, mais perto das pontas dos dedos, como se estivesse escrevendo. Dessa maneira podemos garantir um controle maior na realização dos traços. POSIÇÃO BATUTA A segunda maneira é semelhante ao segurar uma vara ou butata de diretor de orquestra e chamamos “posição batuta”. Mas existe ainda a chamada “posição pincel”, na qual seguramos o lápis como se fosse um pincel de pintor. Quando desenhamos em uma superfície vertical a mão levantada com lápis deve estar dentro da mão como se fosse uma vara para permitir traços soltos e naturais, permitindo explorar mais a superfície do desenho e realizar traços de maior tamanho. A apresentar ilustration-1.png FICA DICA Em todo o caso o mais importante é esta familiarizado com o lápis. Ele tem que esta, mas solto na mão e não segurando com força ou tensão como muitos fazem. Imagine como se ele fosse uma extensão do seu próprio corpo. Isso facilita na hora de desenhar ou criar um desenho. O movimento do braço também é importante. Por regra devemos mover não só a mão, mas todo o braço a partir dos ombros.

Diferentes formas de pegar no lápis dão igualmente diferentes resultados. Pode desenhar com o lápis de duas formas diferentes: pegando no lápis de maneira vulgar (como escreve) e na ponta dos dedos.

Com a prática encontra a melhor forma de segurar o lápis, a inclinação adequada da superfície a desenhar, a posição e distância do tronco a esta superfície. Evite colocar muita pressão sobre o lápis com o indicador. Isso é um erro comum que resulta no desconforto ao escrever ou mesmo uma escrita muito forte, inclusive pode ocasionar dores.

Por: Rayanne Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *